fbpx
Pesquisar
hands-rope-wp

Analisando os concorrentes, como e por que?

Nossos Parceiros

Quando analisamos os concorrentes, muitas vezes nos pegamos observando aspectos superficiais do serviço ou produto, como por exemplo: Qual cor eles usam, qual o estilo de comunicação, como é o layout do site ou quais são os preços do serviço. Uma análise de concorrentes deve focar em entender qual é a interpretação que o usuário daquele serviço tem em relação ao valor que ele entrega, um exemplo clássico é o da Apple.

Os produtos da Apple são extremamente centrados na experiência individual e todo o processo de aquisição começa muito antes de começar a usar, os anúncios dos produtos estimulam os consumidores a almejar ter o produto mais do que apenas ter o produto. Outro aspecto que conseguimos analisar é o processo de compra dos dispositivos, o ambiente das lojas tem todo um aspecto futurístico e o atendimento é bem acolhedor, o que influencia o usuário a se sentir confortável tornando-o mais suscetível a compra.

Na época do lançamento do primeiro ipod, todos os dispositivos portáteis para músicas necessitavam ser carregados antes do primeiro uso, Don Norman do Nielsen&Norman Group havia entrado para a Apple na mesma época e fez estudos sobre esse diversos aspectos envolvendo os produtos e como os usuários se relacionavam com esse tipo de dispositivo e encontrou esse pequeno detalhe que fez toda a diferença na consolidação da Apple, na revolução da reprodução de música individual e de maneira portátil. Ele sugeriu que todos os dispositivos já viessem com um pouco de bateria. Esse foi um grande diferencial e o iPod tornou-se número 1 de vendas.

O maior benéfico de se analisar além do superficial é poder aprender o que seu corrente faz de maneira bem sucedida e que atende o objetivo do usuário, entender onde ele errou e o que você pode fazer para não cometer os mesmos erros.
Ter um mindset centrado em como é para o seu cliente ainda é algo muito mitigado pelas empresas e que pode ser provado com dados e pesquisas. A melhor hipótese de solução com o maior impacto e menor esforço deve ser implementada e consequentemente melhorada de acordo com o que os seus usuários determinam como necessidades, o mundo moderno está sempre se atualizando e os produtos também precisam acompanhar a essas inovações.

Espero que tenham gostado, um abraço!