fbpx
Pesquisar
pexels-photo-273230

Briefing

Nossos Parceiros

A melhor forma do Designer entender o propósito de uma empresa é fazer perguntas relevantes em relação aos mais diversos aspectos dela, não apenas perguntas que façam referência ao gosto pessoal do cliente. Perguntar sobre a rotina da instituição e seus planos de negócio, além dos objetivos de curto, médio e longo prazo, é o que faz a diferença na hora de estruturar um briefing.

Muitos encaram o briefing como um simples resumo sobre o projeto mas quando feito de maneira correta, pode ajudar e muito na hora de entender o verdadeiro objetivo da empresa. As principais informações a serem consideradas antes de formular uma pesquisa vem do briefing. Ele acontece em uma espécie de entrevista que o Designer faz com o cliente, seguindo um roteiro ele realiza todas as perguntas que considerar relevantes para o processo criativo e apesar desse roteiro, o designer não deve deixar de perguntar coisas que podem parecer fora de contexto, mas que muitas vezes ajudam a entender cada vez melhor os objetivos da empresa.

Durante esse processo, tente se posicionar na perspectiva de todos os envolvidos – Designer, cliente e usuário (Falaremos mais sobre esses em outro post). Entender os problemas que o cliente enfrenta na execução de tarefas e na delegação de funções vai te ajudar a enxergar melhor o que ele precisa, ao invés de oferecer um pacote mágico com resultados e estratégias incríveis. O Designer precisa entender qual o funcionamento daquele serviço em todos os pontos de vista e enfatizar o que é mais importante para o negócio: usuários satisfeitos.

Diversas empresas aplicam esses conceitos e comprovam o impacto que proporcionar uma boa experiência do usuário tem em relação ao sucesso do negócio. Para o Designer, elaborar uma solução que traga  bons resultados é um processo intenso e de muita  pesquisa, análise, ideação e testes. Para então ter um parâmetro que ele considera de sucesso e assim medir a eficiência ou rejeição do projeto, o que é essencial na hora de buscar novas formas para solucionar um problema. É extremamente importante pensar sempre em maneiras de tornar a Experiência do Usuário do seu cliente mais satisfatória possível e ao mesmo tempo atingir os objetivos daquele negócio, principalmente depois de implementar uma mudança ou inovação.

Espero que tenham gostado e um Abraço!